O cálculo clearance de creatinina é o exame mais completo para avaliar a função dos rins, através da comparação entre os níveis dessa substância no sangue e na urina.

Para compreendê-lo, é importante saber que a creatinina é um resíduo produzido pela quebra da creatina fosfato, que, por sua vez, é uma proteína que ajuda no funcionamento dos músculos.

Os músculos do nosso corpo estão em constante atividade, mesmo que às vezes isso pareça imperceptível. O coração não para de pulsar, o diafragma auxilia na respiração, as pálpebras fecham e abrem, o estômago digere o almoço ou o jantar… E esses movimentos todos consomem creatina de fosfato.

Estima-se que 2% da creatina presente no corpo seja convertida em creatinina diariamente, que é filtrada pelos rins e eliminada na urina.

Quando os rins não funcionam bem, esse processo é comprometido, e a creatinina permanece no sangue – por isso ela é considerada um marcador de problemas renais.

Vale lembrar que a creatinina é apenas um marcador da função renal, ou seja, não necessariamente faz mal ao organismo. Pode ocorrer, por exemplo, de o nível subir após o consumo exagerado de carnes ou proteínas, sem que isso signifique que os rins não estão funcionando bem.

Por isso, fazer o cálculo clearance de creatinina através do exame de urina e de sangue é importante para compreender melhor o caso de cada paciente.

 

Saiba quando o cálculo clearance de creatinina é indicado

 

O cálculo clearance de creatinina é feito observando-se se há equilíbrio na creatinina presente no sangue e na urina que está sendo eliminada, e esse teste é recomendado principalmente para pessoas que:

  • Têm mais de 50 anos;
  • São fumantes;
  • Usam medicamentos que alteram a função dos rins;
  • Têm histórico na família de doenças renais crônicas;
  • Têm doenças que aumentam o risco de doença renal, como diabetes, hipertensão, obesidade e cálculos renais de repetição.

Além deste grupo, que devem fazer o cálculo clearance de creatinina como parte dos seus exames de rotina, ele também pode ser indicado a pessoas com os seguintes sintomas:

  • Inchaços no corpo sem causa específica;
  • Anemia;
  • Doenças cardíacas;
  • Sangue na urina;
  • Urina com espuma;
  • Perda de apetite, fraqueza e perda de peso não intencional;
  • Crianças com problemas de crescimento.

 

Como é feito o cálculo clearance de creatinina através do exame de urina de 24 horas

 

O próprio nome sugere: o cálculo clearance de creatinina é feito através da análise de um dia de urina coletada pelo próprio paciente e de sangue coletado em laboratório.

Ou seja: por 24 horas, o paciente deve coletar a urina em casa e, após um jejum mínimo de três horas, ir ao laboratório para a coleta de sangue. O prazo máximo para que todo o processo seja feito é de 72 horas.

O cálculo clearance de creatinina tem a seguinte fórmula:

Dcr = (Ucr x V) / Pcr

Em que:

Dcr é a depuração de creatinina

Ucr são os níveis urinários de creatinina (medido em mg/dL)

V é o volume de urina colhido em 24 horas

Pcr é a creatinina plasmática (presente no sangue)

Os resultados normais de clearance de creatinina são:

  • Crianças: 70 a 130 mL/min./1,73m2
  • Mulheres: 85 a 125 mL/min./1,73m2
  • Homens: 75 a 115 mL/min./1,73m2

Para facilitar esse processo, atualmente já existem exames que facilitam a coleta de urina, como o exame de urina seca aqui da DutchTest.

Com ele, o paciente não precisa acumular potinhos de urina: basta molhar um filtro de papel em um coletor universal de urina, esperar a amostra secar por 24 horas e, uma vez seca, inserir em um plástico fornecido com o kit.

Esse material pode então ser enviado em um documento de postagem, também presente no kit. Os resultados ficam prontos, em média, em até 15 dias após o recebimento do material pelo laboratório.

Para conhecer mais sobre os exames da DutchTest e saber como eles podem facilitar seus exames de cálculo clearance de creatinina, clique aqui e tire as suas dúvidas.

 

Referências:

https://www.secad.com.br/blog/medicina/clearance-de-creatinina-saiba-quando-indicar-esse-exame/

https://www.tuasaude.com/clearance-de-creatina/

http://www.minhavida.com.br/saude/tudo-sobre/18348-clearance-de-creatinina

https://minutosaudavel.com.br/o-que-e-creatinina-alta-baixa-valores-de-referencia-e-exame/

http://www.dutchtest.com.br/sobre/comparativo-de-metodos/